Obama fará campanha paralela à convenção nacional republicana
A equipe do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou nesta quarta-feira que na próxima semana ele fará campanha para a reeleição em três estados cruciais, enquanto seus adversários republicanos celebrarão sua convenção nacional na Flórida (sudeste). Desta forma, Obama romperá uma tradição em que os candidatos se abstinham de fazer campanha durante a convenção do adversário para não ofuscá-lo na mídia.
"O presidente fará um giro de dois dias em Iowa (centro), Colorado (centro-oeste) e Virgínia (leste) na semana que vem", informou o comitê de campanha democrata em um comunicado. Obama, que já fez uma viagem de três dias em meados de agosto a Iowa, retornará a esse estado e ao Colorado na terça-feira próxima, seguindo para a Virgínia no dia seguinte.
Esses três estados são cruciais no mapa eleitoral, pois podem fazer a diferença nas eleições de 6 de novembro, em que Obama disputará a reeleição com o pré-candidato republicano, Mitt Romney, que ao lado de seu aspirante a vice, Paul Ryan, será formalmente anunciado em 30 de agosto em Tampa, Flórida, após quatro dias de convenção nacional.
Obama já tinha anunciado que seu aspirante a vice para o próximo mandato, Joe Biden, fará campanha em Tampa na segunda-feira, dia em que começam os debates republicanos nesta cidade do sudoeste da Flória, estado que também pode ser decisivo.
Obama e Biden serão anunciados oficialmente por seu partido em 6 de setembro em Charlotte (Carolina do Norte, sudeste), durante a convenção democrata, que vai durar três dias. A equipe de Romney não revelou sua agenda de campanha para estes dias.