Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama inicia viagem e enfrenta presença de Ryan em Iowa

13 ago 2012 - 20h00
(atualizado às 20h27)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta segunda-feira uma viagem de três dias por Iowa, Estado que o ajudou a vencer as eleições de 2008. Na mesma unidade federativa também fará campanha Paul Ryan, o recém-nomeado candidato republicano à vice-presidência.

Obama degusta sorvete durante evento de campanha em Denison: viagem de três dias pelo Estado-chave de Iowa
Obama degusta sorvete durante evento de campanha em Denison: viagem de três dias pelo Estado-chave de Iowa
Foto: AP

Obama buscará destacar as diferenças entre sua visão econômica e a de seu rival, Mitt Romney, cuja campanha ganhou um novo impulso desde que anunciou seu vice no sábado, segundo partes de seu discurso divulgado por sua equipe de campanha. De acordo com o texto, Obama também atacará de forma direta Ryan por bloquear uma medida que ajudaria os agricultores, afetados por uma dura seca.

"Atualmente, as pessoas de Iowa e do centro do país estão sofrendo uma das piores secas dos últimos 50 anos", explicará Obama. "A melhor maneira de ajudar estes estados é que os membros do Congresso aprovem uma lei agrícola que não apenas favorecerá agricultores e pecuaristas a agir contra os desastres naturais, mas também possibilitará as reformas necessárias e lhes dará segurança no longo prazo". "Disseram que o novo acompanhante do governador Romney estará nestes próximos dias em Iowa. Ele é um destes líderes do Congresso que se opõem à medida", dirá Obama, segundo o texto.

Ryan, presidente do Comitê de Orçamento na Câmara dos Deputados, chamou a atenção desde sua nomeação e já foi visto junto a Romney em um ato na Carolina do Norte (sudeste) no domingo. Seu objetivo nesses dias será roubar o protagonismo de Obama em Iowa, enquanto ambos fazem campanha. Está previsto que uma de suas primeiras aparições do republicano será em uma feira estatal.

Obama iniciará sua viagem a bordo de seu ônibus blindado em Council Bluffs, na fronteira com Nebraska (centro), e percorrerá o estado realizando atos locais e parando em cafeterias e restaurantes. O presidente tem um carinho especial por Iowa, já que foi neste estado que sua campanha pelas primárias democratas de 2008 teve uma guinada a seu favor e em detrimento de sua então rival Hillary Clinton.

Durante seu mandato, contudo, Obama não pôde cumprir todas as promessas eleitorais, em um contexto político tenso e uma das piores crises econômicas que o país já enfrentou nos últimos 70 anos. Apesar de as poucas pesquisas realizadas em Iowa mostrarem poucas diferenças entre as intenções de voto para ambos os candidatos, este estado deu a vitória aos republicanos apenas em uma ocasião desde que Ronald Reagan ganhou a reeleição em 1984.

"Estamos nos concentrando em deixar as opções claras para os americanos", disse uma fonte da campanha democrata, que negou que a presença de Ryan em Iowa atrapalhe os planos de Obama.

Romney viajou nesta segunda-feira, para a Flórida (sudeste) para buscar votos em um estado chave, depois de apresentar, no fim de semana, seu companheiro na corrida pela Casa Branca. A entrada em cena de Ryan acentuou as diferenças entre Obama e Romney sobre a política que os Estados Unidos devem seguir para reativar sua economia. A estratégia da dupla republicana é reduzir os gastos públicos e os impostos, afirma Obama, que busca proteger o sistema de saúde e as pensões para os aposentados.

No domingo, Romney acusou Obama de fazer com que os Estados Unidos se pareçam cada vez mais com a Europa, com um "desemprego crônico", enquanto o presidente qualificou Ryan de ser o "líder ideológico" dos republicanos no Congresso, que tenta ligar a campanha de Romney a seus planos de corte do orçamento americano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra