Obama responde a críticas de Romney sobre política externa
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que Mitt Romney tem tendência a "atirar primeiro para apontar depois" em matéria de política externa, depois de o candidato republicano à presidência ter criticado a Casa Branca por sua reação aos ataques contra os Estados Unidos ocorridos no Egito e na Líbia.
Obama disse à rede CBS News que Romney "não tem claros os fatos", depois de ter acusado o governo americano de enviar sinais contraditórios sobre o ataque à embaixada dos Estados Unidos no Cairo. "Há uma lição mais ampla que podemos tirar disso: o (ex) governador Romney parece ter uma tendência a atirar primeiro para apontar depois", disse o mandatário.
"E como presidente, uma das coisas que aprendi é que não se pode fazer isso. É importante se assegurar de que as declarações que forem feitas estejam baseadas em fatos e que sejam levadas em consideração suas consequências antes de fazê-las".
As declarações de Obama, que devem ser divulgadas mais tarde, foram transmitidas aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One pelo porta-voz Jay Carney, durante o voo de Nevada ao Colorado (oeste) para eventos da campanha presidencial para a eleição de 6 de novembro.Carney também indicou que Obama havia conversado com a mãe e com o pai do embaixador Chris Stevens, morto no ataque à representação diplomática na Líbia.