Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Professora americana que matou 3 pode ser condenada à morte

13 fev 2010 - 20h01
(atualizado às 20h22)
Compartilhar

Amy Bishop, a professora de Biologia que na sexta-feira assassinou três companheiros de departamento na Universidade do Alabama, Estados Unidos, foi acusada do triplo assassinato, além de uma morte premeditada, podendo ser condenada à pena de morte. Neste sábado, as investigações sobre o passado de Bishop revelaram que em 1986 ela matou seu irmão de 18 anos com um tiro à queima-roupa no estômago. Na época, o fato foi considerado um acidente.

Foto: AP

O então chefe de Polícia relatou que Amy Bishop tinha perguntado a sua mãe, na presença de seu irmão, como se descarregava um revólver, e com a arma na mão, disparou. Segundo o policial, todos os indícios apontavam para um acidente, afirmou a versão digital do jornal The Boston Globe.

Na noite passada, a promotoria formulou as acusações contra essa professora, que abriu fogo ontem contra seus companheiros durante uma reunião do departamento no campus de Huntsville (Alabama, EUA). Os primeiros indícios apontam que Bishop, de 42 anos, estava furiosa por não ter sido efetivada com um contrato fixo.

Como consequência do tiroteio, morreram três professores de Biologia e outros três servidores da universidade ficaram gravemente feridos. Os mortos foram identificados como Maria Ragland Davis, uma professora veterana do departamento, Gopi K. Podila, o chefe do departamento de Ciências Biológicas, e Adriel Johnson, um dos professores da faculdade.

Os feridos foram transferidos a um hospital. Dois deles, o professor Joseph Leahy e a assistente do departamento, Stéphanie Monticello, encontram-se em estado crítico, enquanto o professor Luis Rogelio Cruz-Vera se encontra estável.

O marido da vítima Maria Ragland Davis afirmou à imprensa que sua esposa ia se reunir com Bishop para falar da possibilidade de ela ser efetivada no cargo. Na reunião, relataram testemunhas, Bishop ficou furiosa e começou a atirar. Em algumas ocasiões, Maria Ragland tinha dito a seu marido que Bishop "não era capaz de enfrentar a realidade" e que "não era tão boa como pensava".

Bishop era uma neurobióloga que tinha estudado na Universidade de Harvard e que se incorporou à Universidade do Alabama, em Huntsville, como professora assistente da Faculdade de Biologia em 2003. A Polícia compareceu com rapidez ao local do tiroteio e deteve a atiradora. Quando saía do edifício, algemada, e antes de entrar no veículo policial, ela disse: "Não ocorreu. Estão ainda vivos".

A Polícia afirmou neste sábado que tinha convocado para depor um homem considerado "pessoa de interesse" na investigação. Alguns meios de comunicação informaram que se trata do marido da acusada, que não foi chamado como suspeito, mas como testemunha.

O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira, quando ainda havia alguns estudantes na Universidade. No entanto, nenhum estudante ficou ferido, disse Ray Garner, porta-voz da instituição. Em seu site, a Universidade informou o cancelamento das aulas e recomendou aos estudantes a voltarem para casa. Neste sábado, alguns dos universitários e dos professores andavam pelo campus, conversando e consolando uns aos outros.

Um dos alunos de anatomia de Bishop, Andrew Cole, disse à imprensa local que a acusada era uma pessoa "compreensiva e preocupada com seus alunos. Nunca teria pensado isso dela". O campus de Huntsville, onde ocorreu o tiroteio, conta com 7 mil estudantes e fica perto de uma das sedes da Nasa.

O incidente ocorreu uma semana depois que Huntsville foi abalada pela morte a tiros de um estudante do Ensino Médio por um de seus colegas. O incidente ocorreu ao se completar dois anos de quando um estudante assassinou cinco de seus colegas na Universidade de Northern Illinois. "Esta é uma universidade muito segura. Nada como o que ocorreu há uma semana. Esta cidade não está acostumada aos tiroteios e a um número tão grande de vítimas", disse Garner.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra