Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

Região central dos EUA entra em alerta para novos tornados

31 mai 2013 - 13h58
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Os meteorologistas dos Estados Unidos preveem que os Estados do Oklahoma e partes da região montanhosa do Ozark, no centro do país, terão mais situações de mau tempo, com tornados e pedras de granizo do tamanho de bolas de beisebol, nesta sexta-feira. Mais de uma dezenas de tornados foram relatados nos dois Estados na quinta-feira.

"A atmosfera vai se tornar extremamente instável esta tarde, especialmente em Oklahoma, enquanto os ventos na atmosfera favorecerão a formação de tempestades severas, incluindo algumas do tipo supercéculas", informou o Serviço Nacional de Meteorologia em um comunicado.

Grandes tempestades de longa duração, conhecidas como supercélulas, são responsáveis pela formação dos tornados mais fortes, junto com o granizo maior e ventos perigosos.

"Pedras grandes de gelo, incluindo as do tamanho de bolas de beisebol ou maiores, podem ocorrer com as tempestades mais intensas no final da tarde e à noite", afirmou o alerta do Serviço Meteorológico.

As cidades de Tulsa e Oklahoma City, em Oklahoma, e Springfield, no Estado do Missouri, podem ser atingidas pelo mau tempo desta sexta-feira, disse o meteorologista Rich Thompson, do Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Meteorológico Nacional em Norman, Oklahoma.

A zona de perigo também incluiu Joplin, no Missouri, acrescentou. Joplin foi atingida há dois anos por um gigantesco tornado, um dos mais catastróficos da história dos EUA, que matou 161 pessoas e destruiu cerca de 7.500 casas.

Em 20 de maio, um tornado em Moore, um subúrbio de Oklahoma City, danificou ou destruiu cerca de 13 mil casas. Vinte e quatro pessoas morreram.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade