Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney pede desistência de candidato após polêmica sobre estupro

21 ago 2012 - 17h47
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

O candidato republicano à Casa Branca Mitt Romney pediu nesta terça-feira que o deputado de seu partido Todd Akin retire a sua candidatura por um posto de senador do Missouri (centro), em razão das suas polêmicas declarações sobre o estupro feitas no domingo.

"As declarações de Todd Akin foram ofensivas e errôneas e ele deveria considerar seriamente que caminho seguir pelo interesse de nosso país", afirmou Romney em um comunicado. "Hoje, os habitantes do Missouri o aconselham a se retirar, e acho que ele deveria seguir seus conselhos".

O deputado republicano provocou uma avalanche de críticas nos Estados Unidos depois de ter afirmado no domingo que uma mulher vítima de um "verdadeiro estupro" raramente fica grávida. Ele pediu desculpas nesta terça-feira, mas se recusou a ceder à pressão de seu partido para retirar a sua candidatura ao Senado em novembro.

Os republicanos temem que este escândalo os impessa de recuperar no outono (hemisfério norte) a maioria na câmara alta e afete ainda mais a popularidade de seu candidato à Casa Branca em meio ao eleitorado feminino.

Segundo as leis em vigor no estado do Missouri, Todd Akin tem até as 22h00 GMT (19h00 de Brasília) desta terça-feira para anunciar se desiste de sua candidatura. Mas por enquanto, o político, conhecido por sua oposição ferrenha ao aborto, incluindo em caso de estupro, se recusa a jogar a toalha. Sua postura conservadora é compartilhada pelas organizações cristãs ultraconservadoras.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra