Snowden: EUA e Reino Unido espionaram organizações humanitárias
Informações contidas em novos documentos vazados por Edward Snowden foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian
As agências de inteligência dos Estados Unidos, NSA, e do Reino Unido, GCHQ, tinham uma lista de alvos de vigilância que incluíam o comissário europeu para concorrências, prédios do governo alemão e chefes de instituições de ajuda humanitária, indicam uma nova leva de documentos vazados por Edward Snowden e divulgados pelo jornal britânico The Guardian.
Os documentos mostram que as duas agências espionavam organizaçãos como o programa de desenvolvimento da ONU, a Unicef e a Médecins du Monde, grupo francês que envia médicos e voluntários para zonas de conflito. O chefe da Comunidade Econômica da África Ocidental também aparece nos documentos junto com mensagens que enviou para colegas.
As novas revelações se somam aos vazamentos que indicaram que a americana NSA espionava líderes mundias, como a brasileira Dilma Rousseff e a alemã Angela Merkel.
Os documentos, os mais novos na série de vazamentos feitos pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, também apontam que a agência britânica GCHQ teve como alvo de espionagem, em janeiro de 2009, o então primeiro-ministro israelense Ehud Olmert e outros figuras importantes do governo daquele país. Uma conta de email de Olmert, um aliado chave dos EUA, aparece listada como alvo.