Sul elege 1º senador negro desde o fim da Guerra da Secessão
A eleição de Tim Scott é contrastante com a de Strom Thurmond, que representou a Carolina do Sul durante décadas e foi um radical opositor da igualdade racial
Os norte-americanos da Carolina do Sul elegeram o primeiro senador negro do Sul do país desde o fim da Guerra de Secessão, segundo projeções das televisões norte-americanas. Ele é o primeiro senador negro depois do período chamado de reconstrução que terminou em 1877 com a retirada das tropas federais do Sul dos Estados Unidos.
Tim Scott, um republicano de 49 anos, obteve a vitória histórica no estado onde teve início, em 1861, a Guerra da Secessão. Scott já exercia, contudo, desde janeiro de 2013, o cargo de senador, em substituição a seu antecessor que havia renunciado.
A eleição de Scott marca um significativo contraste em relação ao senador Strom Thurmond, que representou a Carolina do Sul durante décadas, e foi um radical opositor da igualdade racial que lutou durante anos pela segregação.
Há seis anos, o senador Barack Obama tornou-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos ao derrotar o rival republicano John McCain nas urnas. Filho de um queniano e uma americana, Obama substituiu George W. Bush, que estava há oito anos no governo. Aluno de Harvard, Obama foi o primeiro negro a presidir a revista universitária Harvard Law Review e, em 2004, ingressou no Senado.