Tempestade de neve deixa 4 mortos no estado de Nova York
A situação está mais grave em Buffalo, mas também ocorreram incidentes nos estados de New Hampshire, Michigan, Carolina do Norte e Indiana
Uma grande tempestade de neve deixou quatro mortos na região de Buffalo, no oeste do estado de Nova York, enquanto em todo o território dos Estados Unidos foram registradas temperaturas congelantes nas últimas horas desta quarta-feira.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência e convocou a Guarda Nacional. Além disso, advertiu, em um comunicado, que a tempestade pode persistir e atingir o centro do estado até a sexta-feira.
Uma das mortes aconteceu em um acidente de trânsito, enquanto as outras três foram ocasionadas por ataques cardíacos, quando as pessoas removiam a neve com uma pá, informou Peter Anderson, porta-voz do condado de Erie, um dos mais afetados no oeste do estado.
Na terça-feira, temperaturas próximas e abaixo de zero grau foram registradas em todo o país, uma onda de frio que os especialistas consideram mais propícia durante o mês janeiro, ao invés de novembro.
A situação está mais grave em Buffalo, mas também ocorreram incidentes nos estados de New Hampshire, Michigan, Carolina do Norte e Indiana.
A grande tempestade que surpreendeu os moradores de Buffalo e arredores se deve ao que é conhecido como "efeito lago": o vapor d'água dos Grandes Lagos se congela em forma de neve e se espalha em forma de tempestade.
A tempestade cobriu com mais de 1,2 metros de neve o condado de Erie e pode superar o recorde de 2001, quando a cidade de Buffalo acumulou 2,1 metros de neve em cinco dias.
"É uma situação muito grave, é uma tempestade muito forte. Provavelmente é a mais forte dos últimos 40 anos", disse aos jornalistas o prefeito de Buffalo, Byron Brown.
Buffalo é a segunda maior cidade do estado, depois de Nova York.