Tripulação cita problema no freio do avião da Delta acidentado em Nova York
Um problema de freio pode ter feito um jato da Delta Air Lines derrapar na pista do Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, na semana passada, de acordo com o depoimento da tripulação do voo, disseram investigadores de segurança federal nesta segunda-feira.
Os freios automáticos foram colocados no "máximo", mas a tripulação "não sentiu qualquer desaceleração nas rodas" antes de o avião se chocar contra uma cerca, disse o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes em comunicado, acrescentando que o interruptor de freio foi encontrado na posição "máximo" durante a investigação.
"O capitão informou que foi incapaz de impedir o avião de derrapar para a esquerda", disse a agência, confirmando relatos anteriores da mídia.
O avião MD-88 operado pela Delta parou a poucos metros das águas geladas da Baía Flushing. Sua asa esquerda e outras partes foram danificadas, mas nenhum passageiro ficou gravemente ferido.
"Os investigadores do grupo de Aeronavegabilidade continuarão a analisar e testar o antiderrapante, o freio automático e os sistemas de reversão hoje", acrescentou.
Outro jato MD-88 operado pela Delta pousou na mesma pista três minutos antes do avião acidentado e sua tripulação descreveu a ação de frenagem na pista como "boa", disse a agência.
Ainda assim, o Comitê Nacional de Segurança nos Transportes afirmou que analisará as condições climáticas no momento do acidente.
Até 31 de dezembro de 2014, a Delta operava 117 jatos MD-88, com uma idade média de 24,2 anos, o segmento mais antigo da frota da Delta. A agência declarou que a Delta executou uma verificação do avião acidentado na madrugada de 2 de março.
Vinte e três passageiros no avião sofreram ferimentos leves, e todos os passageiros enviados a um hospital para avaliação foram liberados, disse a agência.