Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

Trump assina ordem executiva de tarifas recíprocas e cita etanol brasileiro

Magnata disse que aliados 'são piores que inimigos' no comércio

13 fev 2025 - 16h31
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinaliza com a mão
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinaliza com a mão
Foto: Nathan Howard / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) a imposição de tarifas recíprocas aos países que cobram taxas de importação de produtos americanos. Em uma coletiva de imprensa em Washington, o republicano declarou que deseja um "sistema nivelado" e mencionou que os aliados do país "frequentemente são piores que inimigos" na frente comercial. 

O magnata acrescentou que os preços poderão aumentar em um curto espaço de tempo após as taxas, além de revelar que as tarifas de automóveis chegarão em breve.Trump também reclamou que a União Europeia "não trata bem" os EUA em questões comerciais, enquanto o documento assinado pelo mandatário menciona o etanol brasileiro.

"A tarifa sobre o etanol é de apenas 2,5%. O Brasil, por sua vez, cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol americano. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil", afirma o documento, citado pelo G1.

Howard Lutnick, indicado por Trump para ser secretário de Comércio, analisou que as tarifas recíprocas poderão entrar em vigor no dia 2 de abril. Enquanto isso, ele prometeu concluir um estudo sobre o assunto antes do quarto mês de 2025. "Os impostos sobre valor agregado são uma espécie de subsídio à exportação", analisou o político. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade