Trump diz que solução para refugiados é voltarem para casa
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira que a "única solução a longo prazo" para resolver as crises humanitárias como a dos refugiados é que essas pessoas "possam retornar em segurança" para suas casas.
"Devemos aprender com os erros do passado. Temos visto guerra e destruição que castigam nosso mundo", disse Trump, em seu primeiro discurso no Congresso dos EUA.
"A única solução a longo prazo para essas crises humanitárias é criar as condições para que as pessoas deslocadas possam retornar em segurança para suas casas e começar um longo processo de reconstrução", afirmou o presidente.
Trump tem mantido uma posição firme contra a chegada de refugiados aos Estados Unidos, especialmente os procedentes de países muçulmanos, por considerá-los uma ameaça para o país, ao tempo que criticou a política de acolhimento de seu antecessor, Barack Obama.
Como parte dessa oposição, o presidente aprovou um veto de 120 dias para entrada dos refugiados - de duração permanente no caso dos sírios -, uma medida que ficou vigente por apenas uma semana, já que foi vetada nos tribunais.
O presidente também defendeu a criação de "áreas de segurança" na Síria para que seus cidadãos não tenham que fugir do país, como parte de um plano que inclui varrendo o Estado Islâmico das zonas controladas pelo grupo e alcançar acordos com a Rússia, aliada do regime de Bashar al Assad.