Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

Trump encerra proteção temporária a mais de 600 mil venezuelanos; 'sacos de lixo', diz secretária

Governo republicano encerrou a extensão de 18 meses do TPS determinada por Joe Biden, que beneficiava venezuelanos até outubro de 2026

29 jan 2025 - 18h37
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem acompanha operação de captura de imigrantes ilegais em Nova Iorque
Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem acompanha operação de captura de imigrantes ilegais em Nova Iorque
Foto: Divulgação/DHS/Tia Dufour

O governo de Donald Trump revogou, nesta quarta-feira, 29, a extensão do Status de Proteção Temporária (TPS, em inglês) para venezuelanos em situação irregular nos Estados Unidos. A medida afeta mais de 600 mil pessoas, que tinham a possibilidade de morar e trabalhar em solo norte-americano. 

A medida é assinada pela secretária recém-empossada do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem. À Fox News, Noem afirmou que a população norte-americana quer os imigrantes, a quem chamou de 'sacos de lixo'.

A extensão em 18 meses do TPS foi determinada pelo ex-secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas, ao final do governo de Joe Biden, em 10 de janeiro, dia da posse de Nícolas Maduro em Caracas. À época, os EUA justificaram a decisão por causa da 'grave emergência humanitária que o país [Venezuela] continua enfrentando devido às crises políticas e econômicas".

Equipes do ICE realizam operação para captura de imigrantes sob ordem de deportação nos EUA
Equipes do ICE realizam operação para captura de imigrantes sob ordem de deportação nos EUA
Foto: Divulgação/ICE

Estabelecido pelo Congresso, o TPS oferece asilo temporário a estrangeiros impossibilitados de retornar a seu país de origem por desastres naturais, conflitos armados e outras condições extraordinárias

Antes da revogação desta quarta, os venezuelanos teriam status de proteção previsto até outubro de 2026. "Significa que eles poderiam ficar aqui e violar a lei por mais 18 meses", afirmou Noem. 

Na última terça-feira, 28, a chefe da pasta acompanhou uma operação da Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, em inglês), pelas ruas de Nova Iorque, para a captura de imigrantes ilegais sentenciados à deportação. Na entrevista desta quarta, Noem comentou a ação. 

"Estive em Nova Iorque e as pessoas deste país querem esses 'sacos de lixo' fora daqui. Pessoas passavam por nós e agradecíamos por estarmos ali", disse, em referência à operação que resultou na prisão de um 'líder de gangue venezuelano', segundo a secretaria. 

Agentes de Trump batem de porta em porta para prender imigrantes ilegais nos EUA:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade