Vídeo de imigrantes chorando no México viraliza em meio ao fim de aplicativo para entradas legais nos EUA
Uma das primeiras ações de Trump como presidente foi banir o aplicativo CBP One, que permitia a entrada de imigrantes a trabalho
Um vídeo de imigrantes em Ciudad Juárez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, emocionou as redes sociais nesta segunda-feira, 20. Nas imagens, pessoas que estavam aguardando a liberação para entrar legalmente nos EUA aparecem chorando e lamentando momentos após o anúncio do bloqueio do aplicativo que permitia a entrada. Publicado na plataforma X (antigo Twitter) no início da tarde, o vídeo alcançou quase 5 milhões de visualizações.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O aplicativo CBP One, uma ferramenta que permitia a imigrantes agendar suas entradas legais em território norte-americano, foi banido horas após a posse do presidente Donald Trump, nesta segunda. A mudança é parte de suas promessas de campanha para endurecer as políticas de imigração.
O fim do CBP One
O CBP One, um aplicativo do governo dos EUA, foi lançado no final do primeiro mandato de Trump com funções limitadas, como agendamento de inspeções aduaneiras. Sob o governo de Joe Biden, sua utilidade foi ampliada para permitir que imigrantes de países como Cuba, Venezuela, Haiti e México agendassem entradas legais em oito pontos da fronteira sul.
Em média, 1.450 vagas eram disponibilizadas diariamente por meio de um sistema de sorteio online. Desde sua implementação, quase 1 milhão de pessoas utilizaram o aplicativo para entrar legalmente nos EUA e buscar trabalho.
Com o fim do CBP One, os agendamentos existentes foram cancelados, segundo comunicado oficial do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), divulgado logo após a posse de Trump.