Estudante brasileiro morre durante combate na guerra da Ucrânia
Natural do Paraná, estudante de medicina Antônio Hashitani atuava na cidade de Bakhmut como voluntário de grupo paramilitar
O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte do paranaense Antônio Hashitani, 25, durante um combate na Guerra da Ucrânia. Hashitani era estudante de medicina na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), em Curitiba, mas atuava como voluntário junto a um grupo paramilitar no conflito contra a Rússia.
Familiares informaram que receberam a notícia da morte do estudante nesta segunda-feira, 7, através de um telefonema do Itamaraty. No entanto, a morte pode ter acontecido entre os dias 2 e 3 de agosto. Hashitani atuava em Bakhmut, uma das linhas de frente mais tensas na Ucrânia.
À RPC, afilliada da TV Globo no Paraná, os familiares afirmaram que o Itamaraty, através da embaixada brasileira, irá providenciar o atestado de óbito e o translado do corpo do jovem de volta ao Brasil. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram e prestaram homenagens a Hashitani.
O Centro Acadêmico de Medicina Mário de Abreu, da PUC-PR, também lamentou a morte do estudante. "O Centro Acadêmico de Medicina Mário de Abreu lamenta profundamente o falecimento de Antônio Hashitani, acadêmico de medicina da PUCPR, enquanto combatia voluntariamente na Ucrânia".