EUA agradecem Itália por ajuda em evacuação do Afeganistão
Blinken e Di Maio se reuniram nesta quinta-feira (2)
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, agradeceu nesta quinta-feira (2) o chanceler italiano, Luigi Di Maio, "pelo inestimável apoio prestado pela Itália" às operações de evacuação no Afeganistão.
A informação foi confirmada pelo próprio Blinken em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Itália.
Segundo o americano, durante o encontro foi discutido também "como a comunidade internacional pode continuar a promover segurança e proteção para afegãos, aliados e parceiros".
Di Maio, por sua vez, expressou os "profundos agradecimentos pela fundamental coordenação e cooperação entre as equipes [americana e italiana] no aeroporto de Cabul".
"Agimos com rapidez, eficácia e com espírito de verdadeira amizade. Uma estratégia combinada, partilhada com uma ampla coligação, é agora essencial", escreveu o ministro italiano.
Hoje cedo, a Farnesina anunciou que Di Maio fará uma série de visitas ao Uzbequistão, Paquistão e Tajiquistão a partir desta sexta-feira (3) como parte da missão italiana para enfrentar as consequências da crise no Afeganistão.