Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA alertam para risco de Guillain-Barré em vacina da Janssen

13 jul 2021 - 14h02
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos alertaram para o risco de um raro distúrbio neurológico chamado síndrome de Guillain-Barré em pessoas recém-vacinadas com o imunizante anti-Covid da Janssen.

Ampola de vacina da Janssen na Itália
Ampola de vacina da Janssen na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a Administração de Alimentos e Remédios (FDA, na sigla em inglês), o rótulo do produto foi alterado para incluir um aviso sobre um "risco aumentado" da síndrome. Até o momento, foram identificados 100 relatos de Guillain-Barré entre aproximadamente 12,5 milhões de doses aplicadas, ou seja, 0,0008% do total.

Já a taxa de letalidade da Covid-19 nos EUA é estimada em 1,8% do total de contágios. Dos casos de Guillain-Barré relatados, 95 exigiram hospitalização, sendo que uma pessoa morreu.

A síndrome se caracteriza por um distúrbio em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas do corpo, provocando fraqueza muscular e, nos casos mais graves, paralisia.

O alerta da FDA diz que os sintomas começam a aparecer até 42 dias depois da vacinação, mas destaca que a ocorrência é "muito baixa". Após a decisão do órgão sanitário americano, a agência de medicamentos da União Europeia (EMA) disse que está analisando os dados antes de se posicionar.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade