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EUA multam American Airlines em recorde de US$50 mi por tratamento a passageiros com deficiência

23 out 2024 - 13h39
(atualizado em 24/10/2024 às 13h36)
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O Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que multou a American Airlines em um recorde de 50 milhões de dólares pelo tratamento dado pela companhia aérea a passageiros com deficiência, incluindo a falta de assistência adequada a alguns deles e manuseio incorreto de cadeiras de rodas.

A multa é 25 vezes a maior penalidade anterior aplicada a uma companhia aérea por violações de direitos de deficientes, estabelecendo um "novo precedente" para futuras aplicações, disse o departamento.

"A era de tolerância ao tratamento inadequado de passageiros com deficiência nas companhias aéreas acabou", disse o Secretário de Transportes, Pete Buttigieg.

"Ao estabelecer penalidades em níveis que vão além do mero custo de fazer negócios para as companhias aéreas, nosso objetivo é mudar a forma como o setor se comporta."

De acordo com os termos do acordo, a American pagará 25 milhões de dólares ao longo de três anos e terá de investir 25 milhões na solução de problemas e compensar os passageiros afetados.

O Departamento de Transportes disse que descobriu casos de "assistência física insegura que, às vezes, resultaram em ferimentos e tratamento indigno de usuários de cadeiras de rodas, além de falhas repetidas no fornecimento de assistência imediata para cadeirantes".

A American também não tratou adequadamente milhares de cadeiras de rodas, danificando-as ou atrasando sua devolução, o que a coloca entre as companhias aéreas norte-americanas com pior desempenho nesse quesito, segundo o departamento.

O departamento tem investigações ativas sobre violações semelhantes em outras companhias aéreas dos EUA, mas não quis identificá-las.

A American, que não admitiu responsabilidade ao chegar ao acordo com o departamento, disse que neste ano está investindo mais de 175 milhões de dólares "em serviços, infraestrutura, treinamento e novas tecnologias para apoiar os passageiros que usam dispositivos de mobilidade ao viajar".

A companhia aérea acrescentou que melhorou sua taxa de manuseio de cadeiras de rodas em mais de 20% desde 2022 e observou que recebeu 7,9 milhões de solicitações antecipadas de assistência para cadeiras de rodas no ano passado.

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