Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

EUA põe Guarda Revolucionária do Irã em lista de terrorismo

Anúncio foi feito hoje pelo presidente Donald Trump

8 abr 2019 - 14h07
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (8) que incluiu a Guarda Revolucionária do Irã na lista de organizações terroristas estrangeiras.

EUA põe Guarda Revolucionária do Irã em lista de terrorismo
EUA põe Guarda Revolucionária do Irã em lista de terrorismo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    É a primeira vez que Washington classifica uma unidade militar de outro país como um grupo terrorista.

    Oprimeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu Trump pela decisão. "Obrigado por ter aceitado outro pedido meu que serve aos interesses das nossas nações e da região", disse.

    "Continuaremos agindo de vários modos contra o regime do Irã que ameaça Israel, Estados Unidos e a paz no mundo", comentou.

    A decisão de Trump, porém, pode gerar tensão com o Irã e colocar em risco o contingente militar americano no Oriente Médio.

    Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, propôs que o Conselho de Segurança Nacional de Teerã inclua também as tropas americanas que atuam no Oriente Médio e na Ásia em sua lista de organizações terroristas.

    "As forças dos EUA na Ásia ocidental perderão a paz e a tranquilidade", ameaçou, por sua vez, o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Mohammad Ali Jafari.

    O Exército de Guardiães da Revolução Islâmica, conhecido popularmente como Guarda Revolucionária, é uma divisão das Forças Armadas do Irã, fundada depois da revolução de 1979.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade