EUA propõe ‘cessar-fogo imediato’ em Gaza a Conselho de Segurança da ONU
Proposta está ligada à libertação de reféns que estão sob poder do Hamas
Os Estados Unidos apresentaram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU pedindo um cessar-fogo imediato, ligado à libertação de reféns, e trabalham com o Egito e o Catar para acordar uma trégua entre Israel e Hamas.
Os Estados Unidos fizeram uma proposta por um cessar-fogo na Faixa de Gaza no Conselho de Segurança da ONU. A possibilidade está ligada à liberação de reféns que estão sob o poder do grupo extremista Hamas. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado, Antony Blinken, durante uma entrevista na Arábia Saudita.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Apresentamos uma resolução ao Conselho de Segurança pedindo um cessar-fogo imediato ligado à libertação dos reféns, e esperamos que os países a apoiem”, disse Blinken ao noticiário Al Hadath, em visita à Arábia Saudita.
Segundo o secretário, os EUA trabalham junto com o Egito e o Catar pelo acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, para que os reféns sejam libertados.
Até agora, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos havia vetado outras iniciativas de trégua, porém, ele defende que esse seria um “forte sinal”, e que a decisão iria proteger civis de todos os lados. Um dos textos vetados foi apresentado pelo Brasil em outubro de 2023.
Ainda não foi marcada qualquer discussão ou votação para a iniciativa. A visita de Blinken à Arábia Saudita tem como objetivo pressionar por uma trégua em Gaza. Ele deve ir ao Egito nesta quinta-feira, 21, e a Israel na sexta, 22.