Acusados do assassinato de jornalista russa são condenados
Anna Politkovskaya trabalhava para o jornal independente "Novaya Gazeta", muito crítico da política do Kremlin na Chechênia
Os cinco acusados do assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya foram declarados culpados por um tribunal de Moscou, anunciou nesta terça-feira a agência de notícias Interfax.
Quatro réus foram considerados culpados de terem organizado o atentado contra a jornalista na entrada de seu prédio, enquanto o quinto foi condenado pelo assassinato, segundo a Interfax.
O inquérito que conduziu aos juízes as cinco pessoas diretamente envolvidas no atentado em 2006 não identificou seus potenciais patrocinadores.
O assassinato da jornalista investigativa, que trabalhava para o jornal independente "Novaya Gazeta", muito crítico da política do Kremlin na Chechênia, despertou a indignação da imprensa internacional de organizações de defesa dos direitos humanos.
Entre os cinco réus condenados nesta terça-feira, alguns passaram por novo julgamento após já terem sido absolvidos em um processo em 2009.
O ex-policial Dmitry Pavlyuchenkov, acusado de ter localizado Anna Politkovskaya e fornecido a arma para facilitar o assassinato da jornalista, foi condenado a 12 anos de prisão em 2012.