Para desativar bomba da 2ª Guerra, Alemanha desloca 20 mil
Bomba está próxima de zoológico da cidade de colônia, enterrada a cinco metros de profundidade
Desativação de bomba americana da Segunda Guerra Mundial leva à maior operação de remoção de moradores em Colônia desde 1945. Cerca de 20 mil pessoas deverão deixar suas casas. Zoológico da cidade vai permanecer fechado.
Em Colônia, metrópole do oeste alemão, foi descoberta na última sexta-feira uma bomba americana da Segunda Guerra Mundial que caiu próximo ao zoológico da cidade, mas não detonou.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Ela foi encontrada a cinco metros de profundidade sob o gramado às margens do rio Reno, durante os trabalhos para a instalação de um duto.
Para a desativação da bomba de uma tonelada, 20 mil pessoas terão que ser removidas de suas casas nesta quarta-feira (27/05), na maior operação de evacuação da cidade renana desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com a administração da cidade, os moradores que se encontram num raio de um quilômetro do local onde a bomba foi encontrada terão de deixar suas casas.
Também serão afetados 1,3 mil moradores de um abrigo de idosos e de um centro de deficientes. Eles serão instalados temporariamente em hospitais próximos. O zoológico da cidade e as escolas da região permanecerão fechados.
Segundo o jornal Kölner Stadt-Anzeiger, os moradores deverão deixar as suas casas a partir das 9h desta quarta-feira (hora local). A bomba deverá ser desativada por uma equipe especializada provavelmente no período da tarde, informou um representante da prefeitura de Colônia.
Especialistas estimam que cerca de 100 mil bombas da Segunda Guerra ainda estão enterradas em solo alemão. Quando encontradas, elas são desativadas. A dificuldade, no entanto, é precisar com exatidão onde elas estão.