Ban Ki-moon pede observadores da ONU e da OSCE na Ucrânia
O secretário-geral da ONU se reuniu com Vladimir Putin e disse estar muito preocupado com a crise na Ucrânia
O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon pediu nesta quinta-feira que observadores das Nações Unidas e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) sejam enviados à Ucrânia e que haja um "diálogo honesto e construtivo" entre Moscou e Kiev.
"O melhor seria mobilizar sobreviventes dos Direitos Humanos da ONU e da OSCE", declarou, em Moscou, depois de reunir-se com o presidente Vladimir Putin. "Um diálogo honesto e construtivo entre Kiev e Moscou é esencial", acrescentou.
Ban Ki-moon também disse a Putin que se encontra muito preocupado com a crise na Ucrânia, depois da anexação da Crimeia por parte da Rússia.
"Como secretário-geral, não posso ocultar que estou profundamente preocupado com a atual situação", declarou Ban.
Ele também afirmou que a tensão entre Ucrânia e Rússia apresenta "grandes riscos aos países e além" e pediu cautela a todas as partes envolvidas na crise que pode sair do controle.
"Eu tenho enfatizado que todas as partes (devem) ter cautela em relação a quaisquer ações provocativas ou precipitadas que possam exacerbar a situação já muito tensa e muito volátil", disse Ban.
Com informações da AFP e Reuters.