Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Bento XVI denuncia 'preconceito' contra Francisco

12 mar 2018 - 14h16
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Reuters

Na véspera do aniversário de cinco anos da eleição do papa Francisco, Bento XVI denunciou a existência de "preconceito" contra seu sucessor por parte daqueles que acreditam que o argentino seria um "homem prático, privado de particular formação teológica ou filosófica".

A mensagem está em uma carta escrita por Joseph Ratzinger pelo quinto ano do pontificado de Francisco, divulgada pelo prefeito da Secretaria de Comunicações da Santa Sé, Dario Viganò.

"Aplaudo essa iniciativa que pretende se opor e reagir ao tolo preconceito pelo qual o papa Francisco seria apenas um homem prático, privado de particular formação teológica ou filosófica, enquanto eu teria sido unicamente um teórico da teologia que pouco entendia da vida concreta de um cristão de hoje", afirmou Bento XVI, de 90 anos de idade.

Segundo o Papa Emérito, Bergoglio é um homem de "profunda formação filosófica e teológica", como mostra a série de 11 livros chamada "A Teologia do Papa Francisco", lançada na Itália nesta segunda-feira (12) e na qual 11 teólogos tentam mostrar os ensinamentos do Pontífice argentino e a continuidade em relação a Ratzinger.

"Os volumes ajudam a ver a continuidade interior entre dois pontificados, apesar de todas as diferenças de estilo e de temperamento", reforçou o alemão, que, com um estilo mais sóbrio, era visto quase como um acadêmico, muito em função de seus anos de estudo nos campos da filosofia e da teologia e das mais de duas décadas no comando da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé.

Já Francisco, um jesuíta carismático e de discurso simples, é tido por muitos como alguém mais ligado ao cotidiano dos fiéis, embora também tenha uma extensa ficha universitária, de química a teologia.

Jorge Bergoglio foi eleito para o "trono de Pedro" no dia 13 de março de 2011, após a renúncia de Bento XVI, e iniciou seu pontificado seis dias depois.

Veja também

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade