Berlim pode transformar rio da cidade em piscina pública
A zona de banho, segundo o projeto já aprovado pelo governo, medirá 750 metros de comprimento
O projeto para transformar parte do rio Spree (em sua passagem pelo centro histórico de Berlim) em uma imensa piscina recebeu, nesta semana, um respaldo oficial com a concessão de uma ajuda de 2,6 milhões de euros por parte do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
"Banhar-se no Spree, o sonho de muitos berlinenses, será realidade", anunciou na quarta-feira o deputado da União Democrata-Cristã (CDU) Kai Wegner, membro do júri encarregado de escolher os projetos sustentáveis do ponto de vista social e meio ambiental merecedores de subvenções federais.
A ideia original corresponde à organização "Flussbad Berlim" (Piscina fluvial Berlim), que nasceu há dois anos como associação sem fins lucrativos com o objetivo de reativar a área do rio que engloba a emblemática ilha dos museus da capital alemã.
O desejo dos fundadores, como explicam em seu site, é "interpretar a função do rio" e transformá-lo em uma das maiores piscinas do mundo.
A zona de banho, segundo o projeto, medirá 750 metros de comprimento e se estenderá ao longo de um dos dois canais nos quais o Spree se divide para abraçar a ilha dos museus.
Além disso, o projeto visa recuperar o "estado natural" do rio em outra parte, criando no centro de Berlim uma espécie de viveiro com habitats naturais para animais em risco de extinção e plantas.