Catedral de Leicester recebe restos mortais do rei inglês Ricardo III
A catedral de Leicester recebe neste domingo os restos mortais do rei Ricardo III (1452-1485), que percorrerão em procissão fúnebre as ruas dessa cidade inglesa antes do enterro oficial que será realizada em quatro dias nesse templo.
Milhares de pessoas deverão acompanhar a passagem do cortejo com o caixão de madeira com os ossos do monarca, cuja morte na batalha de Bosworth Field há mais de cinco séculos marcou o fim de sua dinastia e fechou um sangrento período nas ilhas britânicas.
Após percorrer o centro histórico de Leicester e passar por lugares emblemáticos associados a Ricardo III, a chegada dos restos à catedral será marcada por uma cerimônia "íntima e emotivas" no fim da tarde, explicou o bispo da cidade britânica, Tim Stevens.
O serviço religioso será oficiado pelo cardeal Vincent Nichols, arcebispo católico de Westminster, em respeito a fé católica do monarca, que viveu décadas antes da reforma da igreja da Inglaterra.
O caixão permanecerá exposto no templo nos próximos quatro dias, e na quinta-feira haverá uma cerimônia de enterro com a presença do arcebispo de Canterbury, Justin Welby (protestante), e de representantes da Igreja Católica e de outras religiões.
Os restos de Ricardo III foram encontrados por arqueólogos da Universidade de Leicester em 2012 sob um estacionamento municipal, onde parte do antigo mosteiro onde o rei foi enterrado pela primeira vez estava conservado.
As provas que compararam esses restos com o DNA dos descendentes da irmã mais velha do monarca confirmaram a identidade de Ricardo III, cuja morte significou o fim da Guerra das Duas Rosas (1455-1485) entre a Casa de Lancaster e a Casa de York.