CDU de Merkel ganha eleições no estado federado de Renânia do Norte-Vestfália
A União Democrata-cristã (CDU) da chanceler alemã, Angela Merkel, venceu novamente neste domingo as eleições regionais ao conseguir 34,5% dos apoios no Land "de Renânia do Norte-Vestfália", segundo a televisão pública "ZDF".
O Partido Social-Democrata (SPD) liderado por Martin Schulz, até agora força dominante nesse estado federado, obteve 30,5% dos votos, enquanto o ultradireitista Alternativa para Alemanha (AfD) entrará pela primeira vez nessa câmara regional, ao conseguir 7,5% dos apoios.
O Partido Liberal (FDP), conquistou 12% dos sufrágios.
As eleições desse Land, "o mais populoso da Alemanha", era o terceiro e último teste nas urnas antes das eleições gerais de 24 de setembro, nas quais Merkel buscará a reeleição, com Schulz como principal rival
Os dados, se forem confirmados, serão um forte revés para o aspirante social-democrata à Chancelaria, que foi designado no começo do ano como hipotético rival à Merkel, mas que desde então teve que ver como seu partido era derrotado a cada disputa, desta vez em um de suas fortificações tradicionais.
As duas anteriores eleições regionais deste ano, nos estados federados de Sarre (oeste do país), em março, e em Schleswig-Holstein (norte), no anterior domingo, terminaram com contundentes vitórias para o CDU de Merkel.
Uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal "Bild" colocou o CDU com 37% das intenções de voto para as eleições gerais, dez pontos acima do SPD.