CIA advertiu Espanha sobre risco de atentados em Las Ramblas
A agência de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA, alertou as autoridades espanholas sobre o risco de um atentado terrorista iminente em Barcelona, revelaram diversos jornais do país nesta sexta-feira (18).
De acordo com as publicações, a zona de Las Ramblas (formada por calçadão e vielas comerciais repletas de turistas) era uma das indicadas pelos norte-americanos como áreas de risco para ataques.
Há duas semanas, segundo o jornal El Periodico, uma conta de Twitter próxima ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) incitou ataques diretos contra "Al Andalus", como os radicais islâmicos chamam a Espanha seguindo o antigo nome dado à região pelos árabes por volta do século 8.
"A CIA alertou os Mossos [polícia local] há duas semanas que Barcelona, e em particular Las Ramblas, poderia ser um dos cenários de um ataque terrorista como aquele que aconteceu nesta noite", publicou o jornal.
A informação do jornal condiz que o que foi divulgado na noite de ontem pelo portal SITE, que monitora as atividades dos jihadistas na internet. Segundo a diretora do portal, Rita Katz, os extremistas estavam cobrando "ataques iminentes" e a "reconquista" de Al Andalus.