Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Confrontos violentos deixam 11 mortos no leste da Ucrânia

Nos últimos quatro dias, mais de 80 civis morreram e mais de 120 ficaram feridos nos sangrentos combates na cidade

15 ago 2014 - 07h48
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Forças da Ucrânia fazem patrulha perto de Donetsk na última segunda-feira</p>
Forças da Ucrânia fazem patrulha perto de Donetsk na última segunda-feira
Foto: Valentyn Ogirenko / Reuters

A artilharia lançada nos enfrentamentos entre as forças de Kiev e os separatistas no leste da Ucrânia deixaram pelo menos 11 mortos e oito feridos nesta sexta-feira em Donetsk, informaram as autoridades municipais da cidade.

Nos bairros de Petrovski (zona oeste) e Leninski (centro), a noite foi marcada por intensos tiroteios.

Na quinta-feira, os combates chegaram ao coração de Donetsk, reduto separatista que tinha um milhão de habitantes antes do conflito. Vários edifícios, incluindo a sede do Ministério Público, ocupado pelos insurgentes, e uma universidade, foram atingidos nos ataques de quinta-feira.

Nos últimos quatro dias, mais de 80 civis morreram e mais de 120 ficaram feridos nos sangrentos combates na cidade, o que faz o número de mortos desde a explosão do conflito chegar a 850.

Segundo fontes oficiais, as forças governamentais apertaram nos últimos dias o cerco em torno de Donetsk, embora os rebeldes pró-Rússia ainda controlam vários fortificações estratégicas no leste da cidade.

Cerca de uma centena de projéteis foram lançados contra a cidade de Mospinskaya, próxima a Donetsk, onde 40% dos edifícios ficaram danificados e 20 casas foram totalmente destruídas.

As forças ucranianas sitiam desde o início de julho a cidade rebelde de Lugansk, onde não há nem luz nem água há duas semanas e a metade dos quase 500 mil moradores abandonou a cidade.

A ONU acusou em um relatório divulgado em julho tanto separatistas como o exército ucraniano de utilizar armamento pesado em zonas habitadas.

Um porta-voz militar ucraniano anunciou a retomada de três localidades da região leste do país: Oleksandrivske e Bulanivske, 47 km ao nordeste de Donetsk, e Tchornukhin, 65 km ao noroeste de Lugansk.

Com informações da AFP e EFE.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade