"Walkie Talkie": conheça o prédio mais feio da Grã-Bretanha
Prêmio 'Carbuncle', de revista especializada em arquitetura, escolhe todo ano os edifícios que se destacaram pela feiura
O prédio londrino apelidado de "Walkie Talkie" por causa do seu formato incomum foi o vencedor da Carbuncle Cup – a Copa Carbúnculo, em tradução literal – deste ano, que premia os "prédios mais horrendos" da Grã-Bretanha.
Siga Terra Notícias no Twitter
Desde que foi construído, em 2014, o prédio 20 da Fenchurch Street, no centro de Londres, virou manchete por supostamente provocar corredores de vento capazes de derrubar pedestres e até derreter carros com o reflexo do sol em suas vidraças anguladas.
"Ele se torna mais bojudo no topo, em uma tentativa descarada de maximizar o espaço de alto valor nos andares mais altos, desafiando o princípio de que prédios altos devem se estreitar elegantemente ou pelo menos ter torres paralelas", disse Thomas Lane, o editor da revista Building Design.
Para Lane, o prédio, projetado pelo uruguaio Rafael Vinoly, "invade o horizonte londrino como um penetra em uma festa". "O resultado é que londrinos agora têm de aturar a vista deste carbúnculo inchado", acrescentou.
A bojuda cobertura do prédio "premiado" também já foi comparada a um terminal de aeroporto. Apesar de todas as críticas, o responsável pela aprovação do projeto polêmico, Peter Rees, defendeu a obra em entrevista ao jornal The Guardian.
"É a figura de proa do nosso navio, uma plataforma da qual você pode apreciar a vista vibrante da sala de máquinas da City (o coração financeiro de Londres) atrás de você", afirmou Rees ao diário londrino.
Neste ano, entre os concorrentes do "Walkie Talkie" estavam uma casa para estudantes em Cambridge e o Southampton City Gateway.