Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Explosão em mina: Turquia mantém 3 suspeitos sob custódia

Entre os detidos, estava o gerente-geral da companhia de mineração Soma Madencilik, e o filho do dono da companhia

18 mai 2014 - 20h30
(atualizado às 20h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O promotor-chefe Bekir Sahiner fala à imprensa na cidade de Soma, Turquia, neste domingo, sobre detidos que podem ser responsabilizados por explosão</p>
O promotor-chefe Bekir Sahiner fala à imprensa na cidade de Soma, Turquia, neste domingo, sobre detidos que podem ser responsabilizados por explosão
Foto: Reuters

Um tribunal turco ordenou neste domingo que três suspeitos sejam mantidos em custódia sob a acusação provisória de "causar várias mortes" no desastre da mina em Soma, na semana passada. Neste domingo, foi enterrada a última das 301 vítimas do incidente.

Das 22 pessoas detidas anteriormente, seis suspeitos foram liberados, mas podem enfrentar um processo mais tarde. E o interrogatório de outras 16 pessoas continua.

As detenções ocorreram cinco dias depois que um incêndio aconteceu em mina de carvão em Soma, cidade no oeste da Turquia, matando 301 pessoas.

O incidente desencadeou protestos pela Turquia direcionados contra os donos da empresa e contra o governo do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, considerado muito próximo do setor industrial e insensível na resposta ao desastre.

Um relatório inicial sobre as possíveis causas do acidente indicou que o fogo pode ter sido desencadeado por aquecimento de carvão depois de entrar em contato com o ar, disse o procurador Bekir Sahiner a repórteres fora do tribunal em Soma, rejeitando relatos iniciais de que uma explosão de transformador foi a responsável.

<p>Mais de 300 pessoas morreram em acidente, que foi o pior da história do país</p>
Mais de 300 pessoas morreram em acidente, que foi o pior da história do país
Foto: AP

"O crime do qual os suspeitos são acusados é de causar vários mortos e feridos devido à negligência", disse ele.

O promotor não identificou os três suspeitos mantidos em custódia, mas a imprensa disse que eram o gerente da fábrica e dois engenheiros.

Entre os detidos, estava o gerente-geral da companhia de mineração Soma Madencilik, e o filho do dono da companhia.

A operação de resgate da mina de carvão foi encerrada no sábado, depois que os corpos dos últimos dois trabalhadores que morreram no local foram retirados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade