França: campanha pede que meninos usem saia contra sexismo
Ato deve ocorrer amanhã em escolas de Nantes; campanha semelhante já ocorreu no ano passado e contou com participação de 40% dos estudantes
Uma campanha estudantil apoiada pelo governo, que pede que alunos de 27 instituições de Nantes, no noroeste da França, usem saias amanhã para conscientizar sobre o sexismo, gerou polêmica na França.
Diversas associações e partidos políticos manifestaram rejeição a essa iniciativa - batizada pelos criadores como "Ce que soulève la jupe" (O que a saia esconde) - alegando que a peça de roupa é ideológica e nega a diversidade de ideias no plano sexual.
"Quando vamos explicar a nossos jovens que a tolerância não é sermos todos iguais, mas sermos diferentes e nos respeitarmos como tais?" perguntou o líder da oposição conservadora da prefeitura de Nantes, Laurence Garnier.
O coletivo "Manif pour tous", conhecido por sua forte oposição ao casamento homossexual, se mostrou contrário à iniciativa e convocou uma manifestação, à qual foram cerca de 200 pessoas, diante do instituto Clemenceau de Nantes.
"Ce que soulève la jupe, femmes, hommes, portons l'égalité" par l'académie de #Nantes. Idée flyer @souslajupe ^^ pic.twitter.com/DjIMs399EI
— GaëlleMaTaTa (@gaellematata) May 14, 2014
"Todas as discriminações devem ser combatidas, mas não podemos aceitar qualquer coisa", afirmou a presidente do coletivo, Ludovine da Rochère, que pediu ao ministro da Educação, Benoît Hamon, que anulasse a iniciativa.
Hamon minimizou a importância do assunto e lembrou que nenhum aluno é obrigado a participar do que qualificou como um ato "colegial" e afirmou que ele "utiliza o humor para lutar contra os preconceitos sexistas".
Para a presidente da Federação de Pais de Alunos de Nantes, Élisabeth Costagliola, a proposta não tem "nenhum efeito negativo" e pode apresentar ideias positivas, segundo declarou ao jornal Le Figaro.
A campanha aconteceu no ano passado em 20 colégios da região de Nantes e obteve a participação de 40% dos estudantes, segundo os dados oficiais.
A campanha "Ce que soulève a jupe" deve seu nome ao livro publicado em 2010 pela historiadora francesa Christine Bard, no qual faz um percurso histórico sobre o mundo feminino e questiona os valores associados à feminilidade.
A iniciativa, cujo lema é "Mulheres, homens, vistamos a igualdade", foi premiada no concurso nacional "Experithèque" de "estímulo a inovações e experimentações pedagógicas".