França chora morte de esportistas mortos em acidente de helicóptero na Argentina
A França lamentou nesta terça-feira a morte de três estrelas do esporte que estavam entre as 10 pessoas mortas na colisão de dois helicópteros em uma região remota da Argentina durante a filmagem de um reality show.
Os investigadores removeram os corpos da nadadora olímpica Camille Muffat, da velejadora Florence Arthaud e do boxeador Alexis Vastine da carcaça queimada de umas das aeronaves, mas disseram ainda não estar claro o que causou o acidente na tarde de segunda-feira na província de La Rioja, no oeste argentino. Não houve sobreviventes.
Filmagens amadoras feitas no local mostraram os dois helicópteros voando em fila, em baixa altitude, quando um deles parece se desviar e entrar no rumo do outro. Em seguida as duas aeronaves caem.
Um segundo vídeo mostrou dezenas de pessoas correndo pela mata densa na direção das fuselagens em chamas. O acidente ocorreu perto das 17h15.
“A morte súbita de nossos cidadãos franceses é motivo de imensa tristeza”, declarou o gabinete do presidente francês, François Hollande, em um comunicado.
Como parte do programa, outros competidores se encontravam vendados no solo a algumas centenas de metros da rota de voo dos helicópteros, relatou a mídia francesa. Eles correram ao local da queda mas não conseguiram apagar o fogo, disse um assistente dos competidores ao canal de televisão francês RFI.
Um juiz no local disse que os 10 corpos foram recuperados dos destroços das aeronaves e estavam sendo levados ao instituto médico legal da capital provincial.
Dois pilotos e membros da produtora ALP-TV envolvidos na filmagem do programa de aventura “Dropped” para a rede francesa TF1 estão entre os mortos, afirmaram autoridades.
O porta-voz do Comitê de Investigação de Acidentes Aéreos da Argentina declarou ser cedo demais para determinar se a causa foi erro humano, pane do motor ou outra.
O Escritório de Inquéritos e Análises sobre a Segurança da Aviação Civil da Franca (BEA, na sigla em francês) disse em uma nota nesta terça-feira ter enviado dois investigadores à Argentina para recolher indícios do acidente.
Em “Dropped”, os participantes são deixados na natureza selvagem e precisam usar sua habilidades para encontrar o caminho de volta à civilização.
(Reportagem adicional de Jean-Philippe Lefief em Paris e Richard Lough em Buenos Aires)