Franceses vão às urnas neste domingo em eleições municipais
Cerca de 45 milhões de pessoas estão convocadas a votar neste domingo no primeiro turno das eleições municipais na França, que tiveram as urnas abertas às 8h (local, 4h em Brasília). Na grande maioria dos colégios eleitorais da França a votação vai até às 18h (local), e nas grandes cidades esse horário se estende por mais duas horas. O segundo turno acontece no próximo domingo, 30.
O sistema eleitoral francês é diferente do brasileiro. Nele os eleitores escolhem os membros do conselho municipal nas mais de 36 mil cidades, mas os resultados determinam o nome do prefeito, sempre o líder da lista vencedora. Nos municípios de mais de 3.500 habitantes, se uma lista obtém mais da metade dos votos neste primeiro turno, consegue automaticamente a metade dos vereadores em jogo, e a outra metade é dividida proporcionalmente entre quem tiver ultrapassado a cláusula de barreira, que é de 5%.
Se ninguém obter maioria absoluta, passam para o segundo turno quem tiver alcançado pelo menos 10% dos votos. É a primeira prova eleitoral do presidente francês, François Hollande, e do executivo de Jean-Marc Ayrault desde a chegada ao poder em maio de 2012.