Funeral de ativista que morreu de câncer atrai multidão
O jovem Stephen Sutton morreu após uma batalha de 4 anos contra a doença; sua campanha na internet arrecadou milhões para vítimas de câncer
Milhares de pessoas compareceram ao funeral do jovem Stephen Sutton, realizado ontem, na cidade de Lichfield, na Inglaterra. As informações são do Daily Mail.
O ativista britânico, de 19 anos, morreu em 14 de maio em decorrência de múltiplos tumores. Sutton conseguiu arrecadar mais de 4 milhões de libras (quase R$ 15 milhões) para caridade, enquanto lutava contra a doença.
A Catedral de Lichfield organizou uma vigília de dois dias para o jovem. O Reverendo Adrian Dorber chamou de fenomenal a demonstração de união e humanidade dedicada ao britânico, que, segundo ele, se tornou "o filho favorito dos habitantes da cidade".
Quando o sino tocou pela 11ª vez, às 11 horas da manhã, a multidão ergueu pela última vez seus polegares e reverenciaram o jovem com um minuto de aplausos.
Lucy Arnold, uma diarista de Lichfield, tirou o dia de folga para ir ao funeral: "Stephen me fez pensar sobre a vida de uma maneira diferente".
O pintor e decorador John Curle, da cidade natal de Stephen, Burntwood, disse que o jovem colocou a cidade deles no mapa mundial e que se transformou em uma lenda.
Depois do ato público, o caixão do jovem foi conduzido a uma cerimônia privada, apenas para sua família.
Sutton, que descobriu a doença aos 15 anos, lançou uma campanha em seu site "justgiving.com", para arrecadar dinheiro para vítimas do câncer e conscientizar os jovens quanto à doença. O projeto atraiu a atenção de personalidades como Russell Brand, Simon Cowell, Ricky Gervais e Jason Manford.