Hollande afirma que França "fará tudo" para que Grécia fique na zona do euro
O presidente da França, François Hollande, afirmou neste domingo que seu país "fará todo o possível" para evitar que a Grécia fique fora da zona do euro e pediu aos demais países que adota a moeda para, ao tomar decisões, avaliarem o interesse comum da Europa.
"A França vai fazer todo o possível para que a Grécia fique na zona do euro e também para (que haja um acordo) que favoreça a Europa", disse Hollande em sua chegada à cúpula de líderes da zona do euro.
Segundo Hollande, "o que está em jogo é Europa".
"Claro que a Grécia é o tema do dia, mas o que se trata aqui é de deixar bem claro a concepção que temos da Europa e de nossos interesses, mas não dos nacionais, mas dos europeus, os que temos em comum".
"Não há um 'grexit' provisório ou não. Há a Grécia da zona do euro ou não mais a Grécia na zona do euro, mas essa é uma Europa que retrocede e que não avança. Não é isso o que quero", afirmou.
O chefe de Estado francês disse também que "a Grécia já fez esforços e reformas que eram necessárias, e agora tem que mostrar que está disposta a implementá-las com rapidez".
"Será nesse momento que terá o apoio de toda a Europa", argumentou.