Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa

Homens armados tomam aeroporto de Simferopol na Crimeia

Na quinta-feira pela manhã, um comando pró-russo já havia tomado o Parlamento e a sede do governo local de Simferopo

27 fev 2014 - 22h58
(atualizado em 28/2/2014 às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Ao menos 50 homens armados e uniformizados assumiram o controle do terminal aéreo
Ao menos 50 homens armados e uniformizados assumiram o controle do terminal aéreo
Foto: Reuters

Homens armados não identificados tomaram o aeroporto de Simferopol, na república autônoma ucraniana da Crimeia, na madrugada desta sexta-feira (horário local), de acordo com a agência de notícias Interfax.

Ao menos 50 homens armados e uniformizados assumiram o controle do terminal aéreo e, quase imediatamente, uma multidão se aglomerou na frente do prédio principal, com bandeiras da frota russa do Mar Negro, acrescentou a mesma fonte.

O grupo chegou ao aeroporto a bordo de três caminhões sem qualquer identificação, segundo testemunhas citadas pela agência Interfax. O aeroporto permanecia em funcionamento na madrugada desta sexta, mas vários homens uniformizados e armados patrulhavam o exterior do prédio principal, constatou a AFP.

O terminal também era ocupado por civis pró-Rússia, de todas as idades, que afirmavam estar no local para manter a ordem. "Somos voluntários, estamos aqui para impedir o pouso de fascistas e radicais procedentes do oeste da Ucrânia", revelou o porta-voz dos civis, que se apresentou como um policial aposentado.

Um jovem engenheiro que se identificou como Vadim disse que "se os bandidos nacionalistas vierem, vamos enfrentá-los". Vamos pegar em armas se for necessário". Um responsável administrativo informou que "o aeroporto funciona normalmente".

<p>Grupo armado, sem identifica&ccedil;&atilde;o, tomou o aeroporto de Simferopol durante a madrugada</p>
Grupo armado, sem identificação, tomou o aeroporto de Simferopol durante a madrugada
Foto: Reuters

Na quinta-feira pela manhã, um comando pró-russo já havia tomado o Parlamento e a sede do governo local de Simferopol. Horas mais tarde, o Parlamento votou pela realização de um referendo por mais autonomia marcado para o dia 25 de maio e afastou o governo provincial.

A Crimeia, povoada majoritariamente pela etnia russa, é a região da Ucrânia onde o risco de rejeição às novas autoridade em Kiev é maior. Ela já pertenceu à Rússia antes de ser anexada à Ucrânia soviética em 1954.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade