Hungria decreta fechamento aéreo parcial em região fronteiriça com a Sérvia
A Autoridade de Transporte Nacional (NKH) da Hungria informou nesta segunda-feira que desde o dia 10 de setembro impôs um fechamento parcial do espaço aéreo em sua fronteira meridional com a Sérvia.
Concretamente se proíbe o voo até uma altura de 1.350 metros e sobre uma faixa de 20 quilômetros em sua fronteira com a Sérvia, por onde milhares de refugiados entraram no país nas últimas semanas.
Essa área só poderá ser utilizada pelas forças policiais, de defesa e de segurança, mas não afeta o transporte aéreo civil, assinalou a NKH.
As autoridades húngaras justificaram a medida pelas tarefas relacionadas com o controle da fronteira e lembra que já foram tomadas decisões iguais durante as inundações de 2006 e 2012.
Um helicóptero da polícia húngara esteve sobrevoando o território próximo à fronteira com a Sérvia em suas tarefas de vigilância.
A Hungria fechou hoje sua fronteira aos refugiados e só tramitará pedidos de asilo de cidadãos sírios com documentação, horas antes que entre em vigor nesta meia-noite uma legislação que estabelece penas de prisão por entrar no país de forma ilegal.