Incêndio em asilo mata 8 pessoas na Espanha
Oito idosos morreram e outros 12 ficaram feridos em um incêndio esta noite no asilo Santa Fé, na cidade de Cuarte de Huerva, perto de Zaragoza (nordeste da Espanha).
Os 12 feridos apresentam sintomas de intoxicação por fumaça e a princípio não estão em estado grave, à espera de uma avaliação mais exaustiva, levando em conta que, a exceção da cuidadora, todos são pessoas de avançada idade, explicou à Agência EFE o conselheiro de Saúde, Sebastián Celaya, que foi ao local do fato.
Por enquanto há informações da identidade dos mortos, assim como a dos feridos, quatro dos quais foram levados ao Hospital Royo Villanova; outros quatro ao Miguel Servet; e quatro - entre eles a cuidadora - ao Hospital Clínico de Zaragoza.
O conselheiro, que lamentou o fato, evitou fazer comentários sobre o que pode ter acontecido já que é cedo para falar das causas do acidente, à espera das conclusões da investigação iniciada pelas forças de segurança do Estado.
Os bombeiros de Zaragoza atenderam a emergência com vários caminhões-pipa, e já conseguiram apagar as chamas, segundo informaram à EFE fontes do organismo.
Na residência, de três andares, esta noite estavam hospedados 19 idosos, além da cuidadora.
Fontes dos bombeiros explicaram que a pessoa que ligou para o órgão disse que um colchão tinha pegado fogo.