Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Inundações causam estragos no Reino Unido e na França

Na França, as chuvas são as piores dos últimos 250 anos. A previsão é de novas tempestades e ventos fortes para os próximos dias

7 fev 2014 - 16h07
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova tempestade vinda do Atlântico deverá causar mais inundações no Reino Unido neste final de semana.  Áreas que até agora não foram afetadas pelas fortes chuvas desta semana não deverão ser poupadas.

O Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido emitiu graves alertas meteorológicos para o Sudoeste e Sudeste da Inglaterra, a capital Londres e o País de Gales. Fortes chuvas e ventos de até 128km/h são esperados durante a madrugada de sexta para sábado, o que poderia causar uma nova onda de cortes de energia. Centenas de moradores dos vilarejos de Moorland, Fordgate e Stoke St Gregory tiveram de deixar suas casas devido ao aumento do nível da água.

Na França, rios transbordaram alagando ruas a inundando casas. De acordo com autoridades, 70 mil casas ficaram sem energia na noite de ontem, depois que ventos de até 120 km/h atingiram a costa francesa. Estima-se que as chuvas que têm atingido a França sejam as piores chuvas de inverno dos últimos 250 anos.

As consequências políticas das enchentes

O presidente da Agência do Meio Ambiente do Reino Unidos se recusou a pedir desculpas a população atingida pelas enchentes e afirmou que não renunciará. Ele foi vaiado pelos moradores e se disse  "muito orgulhoso" do trabalho de sua equipe.  O parlamentar Ian Liddell-Grainge criticou duramente o presidente por não ter visitado antes o vilarejo de Somerset Levels, que sofre com as enchentes desde dezembro do ano passado, e o chamou  de “covarde” e  “idiota”. 

O líder trabalhista, Ed Miliband , afirmou que o governo tem sido lento para ajudar a população afetada:  " O governo tem que pressionar o  primeiro-ministro a fazer o que  prometeu, que é rever todo o investimento que há em proteção contra enchentes".

Já a secretária do Meio Ambiente, Maria Eagle, disse que o governo foi " pego de surpresa " pelas enchentes e que os ministros levaram muito tempo para perceber a gravidade da situação. "

O primeiro-ministro David Cameron declarou que tudo que o que for necessário será feito para conter os impactos das chuvas, e que visitará Somerset na hora certa. Ele anunciou ainda que serão feitos investimentos em ações contra as enchentes e que os trabalhos de dragagem começarão em breve. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade