Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa

Islândia retira candidatura para ingressar na União Europeia

12 mar 2015 - 17h32
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Islândia retirou sua candidatura de adesão à União Europeia (UE), informou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores do país, Gunnar Bragi Sveinsson, em comunicado.

A decisão foi comunicada à UE através de uma carta enviada à Comissão Europeia e também pessoalmente, em um encontro entre Sveinsson e o chanceler da Letônia, Edgars Rinkevics, país que ocupa a presidência rotatória do bloco comunitário.

O governo conservador islandês adotou a medida em seu Conselho de Ministros realizado ontem, mas hoje a oficializou perante as instituições europeias.

Apesar dessa decisão, Sveinsson transmitiu ao chanceler letão o interesse de seu governo em manter as intensas relações e a cooperação entre seu país e a UE, e pediu que sejam iniciados os trâmites convenientes para dar por encerrado o processo de integração.

A Islândia solicitou formalmente sua entrada na União Europeia a Bruxelas em 2009, quando estava sob uma coalizão de governo social-democrata-verde.

Nos anos seguintes, o processo se viu dificultado por discordâncias persistentes, especialmente nos temas de pesca e agricultura. Esta situação se agravou em 2013 com a chegada ao poder do atual governo conservador na Islândia, liderado pelo primeiro-ministro Sigmundur David Gunnlaugsson, até que as negociações ficaram praticamente congeladas.

O atual governo considera que pode defender melhor os interesses de seu país sem fazer parte da União Europeia, segundo destaca o comunicado das Relações Exteriores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade