Juncker é nomeado para presidir a União Europeia
O ex-primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker foi nomeado nesta sexta-feira pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia para presidir a Comissão Europeia, anunciou o presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, em sua conta no Twitter.
"A decisão foi tomada. O Conselho da União Europeia propõe Jean-Claude Juncker como o próximo presidente da Comissão Europeia", escreveu Van Rompuy.
A nomeação de Juncker recebeu o apoio de 26 votos contra 2 (Grã-Bretanha e Hungria), disse a delegação britânica.
Sua nomeação deve agora ser aprovada pelo Parlamento Europeu em meados de julho. Salvo em caso de surpresa, Juncker deve receber ao menos 376 votos de um total de 751.
A escolha dos líderes europeus se dá apesar da oposição do primeiro-ministro britânico David Cameron, que acusa Juncker de ser "uma má pessoa" para dirigir a Comissão.
"Eu disse aos líderes europeus que eles poderiam se arrepender por toda a vida", dramatizou Cameron em uma declaração em sua conta no Twitter.
Juncker, de 59 anos, é um veterano da política europeia de visão federalista, ex-primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo.