Le Pen pede que França conceda silo político a Snowden
Tradicionalmente, Le Pen critica asperamente a concessão de asilo em seus discursos contra a imigração. Durante a campanha presidencial do ano passado, propôs dividir por cinco o número de refugiados aceitos na França
A líder da extrema direita política francesa, Marine Le Pen, do partido Frente Nacional, pediu nesta segunda-feira que a França conceda asilo político ao americano Edward Snowden, ex-agente da CIA e fonte das revelações sobre o programa americano de vigilância eletrônica.
De acordo com Le Pen, deputada do Parlamento Europeu, Snowden "deve ser deixado em condições de segurança o mais rápido possível", porque "teve a coragem e o imenso mérito de revelar à humanidade uma ameaça muito grave contra a democracia e as liberdades públicas".
Tradicionalmente Le Pen critica asperamente a concessão de asilo em seus discursos contra a imigração. Durante a campanha presidencial francesa do ano passado, propôs dividir por cinco o número de refugiados aceitos na França.
Snowden está provavelmente refugiado em Hong Kong, onde teria dito ser a fonte das revelações sobre o programa americano PRISM, sistema que permite que a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana vigie os usuários da internet inclusive no exterior. Diante do escândalo, Le Pen já havia pedido ao governo francês que exija as "explicações necessárias" às autoridades americanas.
Snowden disse nesta segunda que poderia solicitar asilo político à Islândia, país com a política mais próxima as suas convicções pessoais sobre a liberdade de expressão na internet. Pouco depois, a Islândia anunciou que não havia recebido um pedido de Snowden e lembrou que qualquer pessoa que desejar obter asilo político nesse país deve entrar primeiro em seu território.