Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Macedônia interdita hotel após suspeita de morte por ebola

Funcionários do estabelecimento e um cidadão britânico foram isolados

9 out 2014 - 21h49
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Hotel é interditado em Skopje após morte de britânico, supostamente por ebola</p>
Hotel é interditado em Skopje após morte de britânico, supostamente por ebola
Foto: Ognen Teofilovski / Reuters

A Macedônia informou estar analisando a suposta presença do vírus do ebola em um britânico que morreu horas depois de ser internado em um hospital na capital, Skopje, nesta quinta-feira.

As autoridades interditaram o hotel onde ele estava hospedado, isolando um segundo cidadão britânico e funcionários do estabelecimento.

Uma autoridade do Ministério da Saúde disse que o homem chegou da Grã-Bretanha no dia 2 de outubro e foi levado às pressas ao hospital às 10h (no horário de Brasília) desta quinta-feira, onde faleceu horas mais tarde.

O doutor Jovanka Kostovska, da comissão de doenças infecciosas do ministério, afirmou que o homem vinha tendo febre, vômitos e hemorragia, e que sua condição se deteriorou rapidamente.

Em meio aos temores de que o vírus se espalhe na Europa, Kostovska declarou em uma coletiva de imprensa: “Todos esses são sintomas do ebola, o que despertou suspeitas a respeito deste paciente”.

Mas não ficou claro se o homem esteve recentemente no oeste da África, onde o ebola já matou quase 4 mil pessoas desde março, o pior surto já registrado.

“Inicialmente tivemos informações de que ele esteve na Nigéria, mas depois seu amigo nos disse que ele não esteve em parte alguma”, relatou Kostovska.

Um porta-voz do governo declarou mais tarde: “As autoridades médicas nos informaram que até agora não podem confirmar se o paciente que morreu tinha ebola. Mas, por precaução, baseados no protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), elas estão adotando todas as medidas como se o paciente viesse sofrendo de uma doença altamente infecciosa”.

A saúde de uma enfermeira espanhola, a primeira pessoa que se acredita ter contraído o ebola fora do oeste da África, piorou nesta quinta-feira no hospital que a trata em Madri. Um hospital de Praga, capital da República Tcheca, está testando um homem de 56 anos com sintomas da doença, informou um porta-voz.

Kostovska disse que as amostras de sangue e tecido do britânico serão enviadas à Alemanha para exames, e que foram tomadas providências para isolar o hotel onde ele se hospedou. As autoridades não revelaram seu nome, informando somente que ele nasceu em 1956.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade