Mentor também teria participado de ataques em Paris
A polícia encontrou digitais de Abdelhamid Abaaoud em um dos fuzis abandonados pelo grupo após os tiroteios
O belga Abdelhamid Abaaoud, tido como mentor dos atentados do último dia 13 de novembro em Paris, participou pessoalmente dos ataques contra bares e restaurantes dos 10º e 11º arrondissements da capital francesa.
Siga Terra Notícias no Twitter
Segundo o jornal Le Monde, a polícia encontrou suas digitais em um dos fuzis abandonados pelo grupo após os tiroteios. Abaaoud foi morto pelas forças especiais francesas na última quarta-feira (18), durante uma operação em um apartamento utilizado pelos terroristas no município de Saint-Denis, nos arredores de Paris.
O belga era uma figura de destaque do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), autor dos atentados, e já até "estrelou" um vídeo da organização, no qual aparece dirigindo um veículo 4x4 repleto de corpos.
Na mesma ação em que ele perdeu a vida, outras duas pessoas morreram, incluindo sua prima Hasna Ait Boulahcen. Inicialmente, pensava-se que ela tinha explodido o próprio corpo - algo inédito na Europa -, mas depois a polícia descobriu que o suicida era um homem, ainda não identificado.
Permanece foragido Salah Abdeslam, também acusado de participar dos tiroteios nos 10º e 11º arrondissements. Seu irmão mais velho, Brahim Abdeslam, acionou um colete com explosivos durante os ataques do dia 13.