Merkel afirma que não há segurança na Europa sem a Rússia
A chanceler alemã pediu diálogo com Moscou
A Alemanha "está consciente" de que "a segurança na Europa, a médio e a longo prazo, só pode ser garantida com a Rússia", declarou nesta quinta-feira na Polônia a chanceler alemã, Angela Merkel.
"É por isso que as sanções (europeias contra Moscou) não são um fim em si mesmo. Temos dialogar com a Rússia", acrescentou Merkel, que participa de uma cerimônia em ocasião do 25º aniversário da reconciliação entre Varsóvia e Berlim, em Krzyzowa, sudoeste da Polônia.
Depois de lembrar que a integridade territorial ucraniana foi violada na guerra entre Kiev e os separatistas pró-russos, Merkel também quis tranquilizar os poloneses, preocupados com a situação no leste de sua fronteira com a Ucrânia.
"A solidariedade da Otan cabe a todos os seus membros" e a Alemanha aplicará esse princípio, caso seja necessário, disse a chanceler.
Os ocidentais acusam a Rússia de apoiar os insurgentes do leste da Ucrânia em um conflito que deixou mais de 4.300 mortos, dos quais quase mil perderam a vida desde a entrada em vigor de um cessar-fogo no dia 5 de setembro, segundo dados da ONU.
Moscou nega qualquer envolvimento na guerra que assola o leste da ex-república soviética.