Milhares marcham em Odessa por unidade da Ucrânia
Grupo seguiu até a Casa dos Sindicatos, onde cerca de 40 separatistas morreram em um incêndio há dois dias
Milhares de partidários de uma Ucrânia unida, alguns armados com cassetetes, reuniram-se neste domingo à noite em Odessa e marcharam até a sede regional da polícia, onde foram recebidos por seu diretor.
"Odessa na Ucrânia!" e "Glória à Ucrânia" eram alguns dos slogans usados pela multidão, que também cantava o hino nacional. Entre os manifestantes, havia pelo menos 50 membros do grupo paramilitar nacionalista Pravy Sektor.
O chefe de polícia da região de Odessa, general Ivan Katerintshuk, recebeu os manifestantes em frente à sede regional da corporação.
"Não proibimos a ninguém a organização de manifestações pacíficas para expressar seus pontos de vista, mas somos contra aqueles que fazem propaganda pelo separatismo e pela separação da Ucrânia", disse Katerintshuk à multidão.
"A Ucrânia está unida, e Odessa faz parte da Ucrânia", declarou o chefe de polícia, bastante aplaudido.
Em seguida, os manifestantes marcharam para a Casa dos Sindicatos, incendiada na última sexta-feira, 2 de maio, em um incêndio criminoso que matou cerca de 40 pró-russos. No local, foi hasteada uma bandeira ucraniana para substituir a anterior, queimada no sábado por simpatizantes pró-russos.
Slaviansk bloqueada
O Exército ucraniano bloqueou neste domingo a principal estrada de acesso a Slaviansk, reduto dos insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, constataram jornalistas da AFP.
O bloqueio foi feito a 2 km de Slaviansk, em direção a Donetsk, capital regional. Neste domingo à tarde, sete veículos blindados estavam no local.