Ministro italiano propõe a reconstrução da arena do Coliseu
Dario Franceschini apoia ideia de arqueólogo que quer "dar vida ao local"
O ministro italiano para os Bens Culturais e Turismo, Dario Franceschini, disse, neste domingo, que gostou da proposta de um arqueólogo italiano para deixar o Coliseu exatamente como ele era há 800 anos.
"A ideia do arqueólogo Manacorda, de restituir ao Coliseu a sua arena, eu gosto muito. Basta um pouco de coragem", postou em seu perfil no Twitter. Para reforçar a tese, ele postou duas fotos de como a obra está atualmente e de como ela ficaria caso fosse restaurada.
A ideia de Daniele Manacorda, que é professor na Universidade de Roma, foi publicada em uma revista italiana no mês de julho. Segundo ele, "a construção de 800 anos mostra uma arena viva e que pode ser, pública ou privadamente, aberta a todos".
Manacorda destacou que a quantidade de estudos e pesquisas no local permitiria a reconstrução do Coliseu de maneira correta. Ele ressaltou que as obras de restauração feitas nos últimos anos permitiram que o espaço "se mostrasse com dignidade", mas que a reconstrução da Arena "poderia permitir que ele voltasse a ser um local que acolhe, não apenas um rito massificado de visitas turísticas".
"Um lugar que seria único no mundo e que poderia realizar qualquer evento da vida contemporânea", afirmou o especialista.