Moscou comunica risco de 'catástrofe humanitária' na Ucrânia
Fornecimento de alimentos e de medicamentos no leste do país têm preocupado o ministério das Relações Exteriores na Rússia; negociações podem ser sinal de esperança para os civis
A Rússia advertiu nesta segunda-feira para o risco de uma "catástrofe humanitária" nas cidades sitiadas pelo Exército ucraniano no leste do país, sob controle da insurreição pró-russa.
"Uma catástrofe humanitária está se formando nestas cidades sitiadas - registramos uma falta de medicamentos e uma interrupção do fornecimento de alimentos", afirmou o ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.
"As ações punitivas das forças de ordem ucranianas fazem novas vítimas na população civil", acrescentou, apelando para Kiev "parar com o derramamento de sangue e (...) se sentar à mesa de negociações" para encontrar uma saída para a crise.
A operação lançada na sexta-feira por Kiev contra os separatistas pró-russos no leste do país levou ao bloqueio de Slaviansk, reduto da rebelião armada. Esta operação também afeta a cidade vizinha de Kramatorsk.