Museu alemão exibe réplica 'viva' da orelha de Van Gogh
Réplica é feita em impressora 3D com DNA de parente de artista, que cortou uma orelha em 1888; visitantes podem "falar com a orelha de Van Gogh" através de um microfone
Uma réplica da orelha de Vincent van Gogh foi feita com o material genético de um dos parentes do artista, usando uma impressora 3D, e está exposta no Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, na Alemanha, até 6 de julho. As informações são do Daily Mail.
Segundo a artista plástica, baseada nos EUA, Diemut Strebe, as células humanas foram cultivadas a partir de amostras fornecidas do tataraneto de um dos irmãos do artista neerlandês. Strebe acredita que a instalação é "a união perfeita de arte e ciência".
As células foram cultivadas em um hospital americano e estão em um conservante biológico.
A orelha seria idêntica àquela que foi cortada por Van Gogh em um acesso de loucura em 1888, graças ao material de cartilagem doado por Lieuwe van Gogh, que possui 1/16 dos genes do tio-avô distante, pelo cromossomo Y que passa pela linhagem masculina. Para futuras instalações, a artista americana quer encontrar alguma mulher da família dele.
Os visitantes podem “falar com a orelha de Van Gogh” através de um microfone. O artista holandês é famoso por autorretratos entre outras obras.